Nossa proposta

Qualidade de Vida - uma aspiração humana

Em 1995, a Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou um genuíno esforço com a intenção de oferecer uma melhor definição para o conceito de qualidade de vida. Para uma tarefa tão difícil, foram reunidos especialistas de diversas áreas de atuação, de várias partes do mundo.

Ao final do encontro,  qualidade de vida foi definida como a "percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações".


Como qualquer definição, é passível de objeções. Ainda assim, tomando-a como referência, gostaríamos de apontar para o papel importante que os aspectos daquilo que poderia ser chamado de uma dimensão subjetiva desempenham na realização da qualidade de vida.

Em flagrante contraste com tal perspectiva, temos observado que a noção de qualidade de vida tem sido propagada, prioritariamente, em seus aspectos físicos e materiais.

Sem negar a importância de tais aspectos, nós, do Projeto Ubuntu, entendemos que, em um mundo em rápida transformação e que a cada dia exige mais de cada um de nós, torna-se fundamental a criação e sustentação de espaços - cada vez mais raros - de encontro e diálogo. Como muitos, acreditamos no encontro como forma de aprendizado e transformação.

A vida se apresenta cheia de desafios. Entendemos que para muitas pessoas a melhor forma de se haver com tais desafios seja através do diálogo,  e não de diagnósticos. Diálogo tomado aqui em seu um sentido amplo, que ultrapassa em muito a simples conversa.

É nossa aspiração genuína contribuir para a criação desses espaços de encontros e diálogos.

Não buscamos panacéias, não buscamos negar ou esconder o legítimo sofrimento que acompanha a existência humana. Buscamos apenas o encontro, onde possamos nos saber, e nos fazer humanos.

"Sou quem sou, por aquilo que todos somos".