Cursos

Atividades oferecidas em junho/julho:

"O que é filosofia?"
"Seguindo as pegadas do Buda"
"Grupo de Estudo de Psicologia ocidental & oriental"



O que é filosofia? - filosofia para não filósofos

Curso introdutório, aberto a qualquer pessoa que tenha interesse em pensar sobre as questões do cotidiano.

Depois de 2500 anos, a pergunta "O que é filosofia?" segue gerando muito interesse e controvérsia. Em nossos encontros, a busca não será meramente respondê-la de forma apressada, nem apresentar "mais uma" definição para filosofia. 

Antes, buscaremos despertar uma atitude filosófica, atitude que não seja percebida como algo que pertence apenas a velhos e empoeirados livros, mas sim à vida de cada um.

Como base para nossos estudos, tomaremos o livro "Que é filosofia?" de Gilvan Fogel.

Com o intuito de tornar nossos encontros mais acessíveis, os temas serão apresentados em módulos de 4 encontros semanais, com 1h30 de duração.


Como inspiração, podemos recorrer às palavras de André Comte-Sponville.

" Viver: a filosofia não tem outro objetivo nem, aliás, outra possibilidade. Mas como viver? Essa é a questão à qual a filosofia quer responder e que a justifica. Sem essa exigência vital (ou existencial, ou ética, o termo não importa), a filosofia, de fato, não valeria uma hora de trabalho. A filosofia é uma arte de viver antes de ser uma profissão, uma disciplina espiritual mais do que universitária, uma aventura mais do que uma especialização. Os gregos, que inventaram a palavra, não se enganaram: se é necessário pensar melhor (filosofar), é, antes de mais nada, para viver melhor, e só isso importa, que é o que salva a filosofia da falação e os filósofos do ridículo."

inscrições e informações: projetoubuntu@hotmail.com









Seguindo as pegadas do Buda
segundas, das 19h30 às 21h - Copacabana, Rio
quartas, das 19h30 às 21h - Icaraí, Niterói



Nestes encontros vamos estudar a sabedoria budista a partir da própria história de Sidarta Gautama, o Buda.

Guiados pelo belo texto em forma de romance de Thich Nhat Hanh (monge budista vietnamita, autor de vários livros publicados no Brasil), somos levados ao Buda histórico e à prática budista com riqueza de detalhes em meio a imagens poéticas. A despeito de toda a distância temporal e cultural, em grande medida, as questões que se apresentavam à Sidarta continuam sendo as mesmas que surgem para todos nós.

Para criar essa obra, o autor baseou-se em mais de 24 fontes, em pali, chinês e sânscrito.

Sobre o livro, o autor nos conta que:

"Evitei incluir muitos milagres que frequentemente são usados nos sutras para adornar a vida do Buda. O próprio Buda alertou seus discípulos para não perderem tempo e energia tentando adquirir ou praticar poderes sobrenaturais. Inclui, todavia, muitas dificuldades que o Buda enfrentou durante sua vida sejam elas provenientes da sociedade em geral ou da sua comunidade de discípulos. Se o Buda aparece neste livro como um homem próximo de nós é, em parte, graças a tais dificuldades aqui recontadas." Thich Nhat Hanh                                   
                                                                                                                                           
inscrições e informações: projetoubuntu@hotmail.com

Abaixo temos a abertura do  belo documentário sobre O Buda realizado pela  rede americana PBS com narração de Richard Gere.
 








Grupo de Estudo Psicologia Ocidental & Oriental


Grupo de estudo voltado principalmente para psicólogos e afins.

Recentemente um número crescente de psicólogos tem demonstrado interesse em estudar mais detidamente o pensamento oriental, principalmente em suas possíveis e estimulantes articulações com o que é pensado na psicologia ocidental.

Este grupo de estudos busca ser um espaço para que esses interesses possam se encontrar.

O termo psicologia oriental não é de todo preciso, uma vez que, estritamente falando, não há de fato uma psicologia oriental. Contudo, o pensamento oriental possui uma grande tradição e uma abordagem própria para pensar a "mente", tanto em aspectos teóricos como práticos.

Não se trata de uma redução, ou de buscar uma "interpretação" psicológica do budismo. O budismo ultrapassa os limites daquilo que compete à psicologia, e esses limites devem sempre ser respeitados. Ainda assim, o viés psicológico do budismo pode oferecer caminhos e perspectivas interessantes para pensarmos o fenômeno humano de forma ampla.

Como acreditamos que a diversidade traz sempre um potencial para o enriquecimento de nossos saberes, a proposta desse grupo é estudarmos juntos essa diversidade de culturas tão ricas.
A princípio, iremos utilizar como texto base o livro "Muito além do divã ocidental" de Chogyam Trungpa. O texto lança um olhar sobre a psicologia ocidental na perspectiva de um mestre em meditação budista. Partindo desta perspectiva, o autor apresenta então a "psicologia budista" dividindo sua obra em 3 partes: Meditação, Mente e Psicologia.

inscrições e informações: projetoubuntu@hotmail.com