World Trade Center e um sonho (1974)

Esse é o trailer de um documentário, que realmente vale ser visto.

Um documentário sobre um crime, um sonho, sobre  afirmação da vida...

Em 2011, uma década depois do 11 de setembro, o fato ocorrido em 1974 realça toda uma série de possibilidades de observarmos o cotidiano do século XXI.

Uma história emocionante.


Afinal, para que serve a filosofia?

" O que é filosofia?"
"Afinal, para que serve a filosofia?"

Essas perguntas sempre são feitas para aqueles que, não se sabe bem o  porquê, decidem se dedicar a essa disciplina. E foram respondidas uma infinidade de vezes,  talvez o número de respostas oferecidas ao longo da história seja o mesmo que o número de filósofos que se dedicaram a respondê-la. Ainda assim, essas questões parecem não se esgotar.

Mas não nos preocupemos agora com tais perguntas. Vamos considerar a seguinte afirmação:

A filosofia é inevitável.

O que será que se quer dizer com isso ? Que todos devem estudar filosofia? Certamente não é este o caso. A filosofia é inevitável no sentido de que nós já, e desde sempre, vivemos dentro dela.

Qual é o sentido do que foi dito acima?

Todos nós temos uma filosofia, ou seja, compreendemos, reagimos, questionamos e respondemos ao mundo a partir de uma posição filosófica, quer a gente saiba disso ou não.

Vamos considerar um exemplo simples. Recentemente, ocorreu uma polêmica acerca de uma cartilha, a ser distribuída nas escolas, com a finalidade de combater a homofobia. As reações quanto a isso foram diversas,  mas delimitadas por dois pólos opostos: os que concordavam totalmente e aqueles que rejeitavam na mesma intensidade que os anteriores.

O que nos interessa aqui não é quem estava certo, mas sim que ambos estavam convictos de estarem certos. Cada qual afirmava sua posição, convictamente, e aqui vamos considerar que isso é feito sem má fé, ou seja, a pessoa está convencida que a sua resposta é a certa e a melhor para as crianças.  Se perguntados, qualquer um dos lados é capaz de oferecer as “razões”  ou “evidências” que sustentam sua posição.

Agora nos detemos um pouco para considerar: como algo “evidente” pode não o ser para todos na mesma medida. Ora, a idéia de evidência é justamente aquilo que é prontamente “visível” a qualquer um. Como é possível haver tanta discordância quando algo nos aparece como “evidente” ?

Lógico que aqui poderíamos sem nenhum problema deixar essas questões para lá. Dar de ombros e dizer: “ ah, cada um pensa de um jeito, isso é assim mesmo... cada cabeça, uma sentença...”. Perfeito! Mas vivemos mesmo deste modo? Conseguimos mesmo aceitar o outro e seu modo de ver o mundo, ou isso nos causa enormes dificuldades?

Pensemos nos relacionamentos. Quantas vezes em uma discussão entre maridos e esposas, namorados, etc, chega-se ao seguinte diálogo:

João – A realidade é a seguinte...
Maria – Não tem nada a ver isso que você esta dizendo...

Considerando que João não sofra de nenhum problema neurológico, como é possível que Maria afirme, que a “realidade” de João “ não tem nada a ver” ? Ora como alguém "são" pode estar enganado quanto a realidade ? Existe algo mais fácil de ser feito do que constatar a realidade? Aparentemente, é só olhar e ver.

Estamos o tempo todo dizendo o que é certo ou errado, dizendo o que é real ou não. Mas se já podemos desconfiar da “evidência” como garantia de nossas convicções, como nos sentimos tão certos?

O que nos sustenta é uma “filosofia de vida” inevitável, que na maioria esmagadora das vezes, nem nos damos conta possuir.

Aqui acontece algo que pode parecer estranho, pois a expressão “filosofia de vida” parece remeter a algo que seja consciente, e isso não é sempre assim.

Pode nossa “filosofia de vida” nos ser prejudicial sem que nos demos conta disso?

 Marco Aurélio Zago - graduado em Psicologia pela UFF e em Filosofia pela UFRJ


E por falar em avidya...

Como está divulgado na página cursos, estamos começando um sobre budismo.

Um dos pontos mais importantes do budismo é o conceito de avidya.

Por ser central a todo pensamento budista, logicamente, não pode ser facilmente apreendido, ainda assim, o resultado de avidya seria nossa limitação (que ocorre em muitos sentidos) para perceber a realidade da qual fazemos parte. Estamos tão acostumados a ver o que vemos, do modo como vemos, que raramente nos damos conta de que há muito, muito mais.

Esse filme de Terge Sorgjerd (quer ele saiba ou não)  pode ser considerado uma forma estética de abordar avidya.


Verdades

"Quando se tem uma formulação correta, o oposto dela é, evidentemente, uma formulação errada. Mas quando se tem uma verdade profunda, então seu oposto pode ser igualmente uma verdade profunda", Niels Bohr (Físico, pesquisador da estrutura atômica)*


* citado por Werner Heisenberg, criador da Mecânica Quantica,  em " A unificação das forças fundamentais".

A mosca




O video começa com a seguinte citação: "mude seus pensamentos e você muda seu mundo"

Soa como algo relacionado  a "força do pensamento positivo"... Não me parece a melhor forma de compreensão.

Talvez seja uma forma de filosofia idealista?  Será o real, o verdadeiro, idêntico ao pensamento ?

Não gosto muito de oferecer interpretações, pois atrapalha um pouco que cada um faça a própria. Contudo, só para sublinhar que a mosca no início e ao final do video são exatamente a mesma.

Poema em Linha Reta, de Fernando Pessoa

O avanço tecnológico é uma realidade...

Video divertido!



Para além de toda a qualidade cômica do video, podemos fazer um nítido descolamento entre o objeto (book) e a forma em que é dada sua apresentação. Coisa bem mais difícil de ser feita no cotidiano.